CEAL Ludovico Pavoni

Introdução Alimentar

A introdução alimentar é uma das fases mais importantes do crescimento e do desenvolvimento da criança. Deve ser iniciada aos 6 meses, antes disso, apenas o leite materno é suficiente para saciar o bebê, contudo após a introdução alimentar o leite materno poderá ser oferecido em livre demandar até 2 anos.
É necessário ter conhecimento sobre os sinais de prontidão para o seu início. Fique atento aos sinais para saber se realmente sua criança está apta para o início da introdução alimentar, são eles:

Coordenação e sustentação do corpo; pega os brinquedos com a mão e os leva à boca; sente interesse no que você come.

Mas, POR ONDE COMEÇAR?

O ideal é começar pelo almoço ou jantar, oferecendo alimentos ricos em ferro desde o primeiro mês da introdução. Você pode oferecer frutas, legumes, tubérculos, leguminosas, ovos e ir variando o cardápio, inserindo mais de um alimento desses grupos. Uma boa estratégia é colocar um alimento por vez em pequenas quantidades, e de preferência em pequenos pedaços ao invés de amassados, pois a criança continua conhecendo o sabor dos alimentos e comerá pouco.
Se alimentar é mais do que ingerir nutrientes, é uma experiência social importante e, quanto mais prazeroso for esse momento, melhor será sua relação com a comida.


Texto: Loyanne Costa – CRFa: 5-9291

gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Posts recentes