É indubitável que os jovens são e serão protagonistas das soluções e ações de uma transformação social que irá garantir a sustentabilidade do planeta e prosperidade das futuras gerações. Portanto, de imediato, necessitamos de ações concretas que nos conduzam a mudanças reais frente às crises que já vivemos, como por exemplo, a crise hídrica, a insegurança alimentar, a discriminação racial, entre outras. E uma via que temos disponível e que pode gerar grande impacto e mudança de comportamento é a educação. Dessa forma, o CEAL/LP busca unir teoria e prática, o real e o lúdico, para promover uma mudança de consciência em crianças, jovens, familiares e professores. Neste sentido, foi criado o projeto Semear Sustenta(h)abilidade, que consiste em estimular e sensibilizar a criação de uma rede de crianças e jovens agentes de transformação junto aos seus familiares e comunidades, por meio da adoção de novos comportamentos e atitudes em relação aos Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável – ODS.
No meio escolar, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ainda são pouco conhecidos e utilizados. Acreditamos na importância de trabalhar com a Educação para o desenvolvimento de uma consciência humana acerca das questões que englobam o Desenvolvimento Sustentável, relacionando a teoria das disciplinas com a prática e vivência do dia a dia.
O CEAL/LP realizou o projeto “Você tem fome de quê?”, que consistiu em garantir a segurança alimentar de 130 famílias, usuárias de nossa instituição, com renda per capita de até R$500,00, até dezembro de 2020. Neste sentido o projeto orientou nossos usuários de como acessar seus direitos que são garantidos pela Política de Assistência Social. Além disso buscou a rede de solidariedade, para ampliar a arrecadação de 20 toneladas de alimentos, além da parceria com instituições públicas para arrecadação e distribuição de cestas verdes.
No dia 11 de março de 2020, a OMS declarou Pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Essa situação, de gravidade atípica, gerou reflexos ainda imensuráveis no atendimento aos nossos usuários. Decidimos por suspender os atendimentos de terapia fonoaudiologica no princípio e de acordo com orientações da Secretaria de Educação (SES/DF) as aulas, que funcionavam no contraturno da escola regular, também foram suspensas. Acontece que o CEAL/LP oferecia para uma parte dos usuários café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde. Com a suspensão das atividades as refeições também foram suspensas. Com o crescente número de casos confirmados do novo coronavírus em Brasília-DF, o momento de crise acabou vulnerabilizando duplamente a população de usuários mais carentes – sem comida e sem trabalho. Diante desse cenário de emergência a realidade mudou. Um dos principais desafios se tornou o combate à fome.
Vimos a necessidade de se adaptar ao momento buscando alternativas para garantir que os usuários fossem assistidos nessas demandas. Foi criado então, um comitê de crise para avaliar e planejar as estratégias para minimizar e mitigar os principais problemas.
Por meio de aplicação de pesquisa, entrevistas semiestruturas e questionários podemos aferir que contribuímos para a segurança alimentar de 424 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, que também receberam kits de higiene, de limpeza, máscaras com visor e orientações gerais, buscando proporcionar cuidado e prevenção da comunidade junto ao período de pandemia do Covid-19.
Além dos projetos da Agenda 2030 listados acima, o CEAL/LP realiza, com a ajuda de parceiros e voluntários, diversas ações e campanhas, visando atender nossos usuários e suas famílias!
A doação de brinquedos, livros, roupas, utensílios e alimentos são algumas das propostas já realizadas, além de ações em datas comemorativas, para as crianças e pais.
Alguns exemplos de campanhas já realizadas, ou nas quais o CEAL/LP participou são: