CEAL Ludovico Pavoni

AMPLA

O Programa AMPLA – Atendimento Multidisciplinar Precoce em Linguagem e Audição – é resultado da fusão do Programa Aprendendo a Escutar (PAE) com o Setor de Terapias (SETAS).

Foi criado para proporcionar uma (re) habilitação auditiva contínua, sem quebras de vínculos, ampliar os atendimentos multiprofissionais e favorecer o desenvolvimento global de bebês, crianças e adolescentes com deficiência auditiva usuárias de AASI e/ou IC.

O programa AMPLA conta com uma equipe multidisciplinar formada por: fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e professores, com vasta experiência em (re)habilitação auditiva, que estão constantemente se atualizando para oferecer o que há de mais novo nas práticas de (re)habilitação auditiva.

Todos os atendimentos são embasados nos princípios do Método Aurioral, que prioriza a construção da linguagem oral por meio da via auditiva e de situações interacionais de linguagem.

BIA

O Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) surgiu diante da necessidade de atender crianças deficientes auditivas, que apresentavam desnível entre a idade auditiva e o desenvolvimento cognitivo, tendo assim, um prejuízo importante no processo de aprendizagem. Desta forma, desenvolveu-se o projeto de implementação do Bloco constituído por três turmas (BIA 1, BIA 2, BIA 3), na intenção de atender as crianças em processo de alfabetização. Essa modalidade é oferecida no período integral.

A metodologia adotada foi uma adaptação do método fonovisuarticulatório e utilizou-se de estratégias fônicas (fonema/som), visuais (grafema/letra) e articulatórias (articulema/boquinhas) visando a aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita , consolidação da alfabetização e letramento. O objetivo final é de desenvolver as potencialidades dos estudantes, a inclusão social e o exercício da cidadania, sustentados em valores éticos, humanos e cristãos.

As atividades do BIA oferecem conteúdos segundo a Base da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) e laboratórios que possibilitam a vivência dos conteúdos de história, geografia e ciências. Ainda fazem parte do projeto, o atendimento educacional, aulas extracurriculares como natação, artes, psicomotricidade, ritmos origami, projeto de história, oficina de jogos e teatro.

AEE

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem por objetivo o atendimento de usuários que frequentam o atendimento educacional especializado no CEAL/LP, no contraturno da escola regular, tendo por objetivos: desenvolver atividades educacionais especializadas; buscar estratégias conjuntas com as escolas regulares que possibilitem um avanço no desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos usuários com deficiência auditiva; participar dos estudos de caso para elaboração do atendimento educacional especializado do usuário deficiente auditivo; acompanhar o processo de aprendizagem; elaborar, organizar e disponibilizar material pedagógico e serviços pedagógicos ao usuário deficiente auditivo oralizado; planejar e promover a formação continuada dos professores do atendimento especializado e para os professores do ensino regular; desenvolver e executar ações de orientação às famílias dos usuários sobre o processo de aprendizagem do deficiente auditivo, dentre outros objetivos.       

O AEE divide-se em 03 (três) setores:

  • Setor de Atendimento Educacional Especializado: Educação Infantil (04 a 06 anos)
  • Setor de Atendimento Educacional Especializado: Ensino Fundamental I (07 a 11 anos)

Setor de Atendimento Educacional Especializado: Ensino Fundamental II e Ensino Médio (12 a 21 anos)

SEADI

O CEAL/LP constituiu-se como CER (Centro Especializado de Reabilitação) II em 2015, quando – além da deficiência auditiva, passou a reabilitar os deficientes intelectuais e autistas.  O Setor Especializado de Alterações do Desenvolvimento Infantil (SEADI), atende aos usuários que apresentam deficiência intelectual e/ou TEA (transtorno do espectro do autismo).  Desde os inícios dos trabalhos (em outubro de 2015), o SEADI recebeu mais de 1100 usuários encaminhados de serviços públicos do DF, ou por demanda espontânea. A média de idade dos usuários atendidos é entre 2 a 7 anos de idade

Os usuários recebem atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, neuropediatria, psicopedagogia, pedagogia e musicalização. O objetivo é trabalhar as três principais áreas do comportamento adaptativo: comportamento e socialização, comunicação e autonomia em atividades de vida diária.