Programa de Educação

Construindo e consolidando alfabetização, letramento, autonomia e pertencimento.

O CEAL/LP desempenha um papel essencial no suporte pedagógico oferecido aos seus usuários, com o objetivo de assegurar um acompanhamento eficaz ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Suas principais metas são construir e consolidar a
alfabetização e o letramento do estudante surdo oralizado.

A equipe pedagógica atua com base em evidências científicas, adotando os princípios do Método Fonovisuoarticulatório, devidamente adaptado, para favorecer e aprimorar o
processo educativo dos usuários.

A parceria entre Educação e Família é considerada fundamental para o pleno desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, para a efetivação da inclusão social e para o exercício da cidadania, sempre orientada por valores éticos, humanos e cristãos.

Programa de Educação Precoce/PEP (0 a 3 anos e 11 meses)

O PEP refere-se a um conjunto de ações educacionais voltadas ao desenvolvimento global da criança, desde o nascimento até os 3 anos e 11 meses, visando desenvolver suas potencialidades no que se refere aos aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais e culturais, priorizando o processo de interação e comunicação, mediante atividades significativas e lúdicas, de forma a contribuir para sua inclusão educacional e social.

Metodologias aplicadas

O Método Aurioral é utilizado no PEP com o objetivo de favorecer a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral, priorizando a audição por meio do uso de dispositivos auditivos, como AASI, IC e/ou PAAO. Esse método busca oferecer ao bebê e à criança surda em processo de oralização oportunidades de escuta adequadas ao seu estágio de desenvolvimento, promovendo a ampliação de conhecimentos, o enriquecimento das experiências de vida e a participação ativa e autônoma na sociedade.

Atividades

Realizamos atendimentos individualizados e em pequenos grupos, com foco no desenvolvimento linguístico, na oralização, na ampliação do vocabulário e no fortalecimento das demais habilidades que compõem o desenvolvimento integral da criança. As atividades são conduzidas por meio de interações lúdicas, utilizando livros de literatura infantil, músicas, brinquedos sonoros, jogos pedagógicos e recursos sensoriais. As famílias participam ativamente do processo, recebendo orientações sistemáticas durante os atendimentos.

Recursos

Pedagogo e Educador Físico;
Materiais lúdicos, educativos e sensoriais adaptados.

Resultados Esperados

- Favorecer a interação social;
- Promover a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral;
- Favorecer o desenvolvimento das habilidades auditivas;
- Acompanhar o avanço no desenvolvimento integral da criança.

Projeto Escola BIA (6 a 8 anos)

O projeto escola do BIA no CEAL/LP contempla os três anos iniciais do Ensino Fundamental, visando atender uma parcela significativa de estudantes surdos em processo de oralização, usuários de tecnologia assistiva, considerando o nível de desenvolvimento cognitivo, possibilitando serem alfabetizados na instituição para então posteriormente serem inseridos no ensino regular.

Metodologias aplicadas

A metodologia adotada pelo BIA é fundamentada na adaptação do Método Fonovisuoarticulatório, que utiliza estratégias fônicas (fonema/som), visuais (grafema/letra) e articulatórias (articulema) com objetivo de promover a aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita – alfabetização e letramento, mediando a construção de leitura, escrita e suas práticas, com exercícios que utilizam a imagem articulada da boca correspondente ao fonema/grafema.

Atividades

As atividades pedagógicas são conduzidas por professores especializados em alfabetização e letramento de estudantes surdos oralizados. O material didático foi desenvolvido com base em evidências científicas e na ampla experiência dos profissionais da Instituição.

Recursos

Equipe pedagógica especializada;
Materiais adaptados;
Recursos multissensoriais.

Resultados Esperados

- Promover a alfabetização e letramento o mais próximo possível dos pares ouvintes;
- Desenvolver a consciência fonológica de forma acessível e significativa;
- Favorecer a ampliação e consolidação do vocabulário oral e escrito;
- Estabelecer relações entre som, fala e escrita;
- Incentivar a leitura como prática de compreensão e prazer;
- Estimular a produção oral e escrita com intencionalidade comunicativa;
- Integrar tecnologias e recursos de acessibilidade à prática pedagógica;
- Promover a escuta ativa e a autonomia comunicativa;
- Respeitar o tempo e o percurso individual de cada criança.

- 1º ano: Iniciação do Processo de Alfabetização;
- 2º ano: Apropriação da leitura e escrita;
- 3º ano: Consolidação da alfabetização;
- Inserção dos estudantes alfabetizados nas unidades escolares.

Atendimento Educacional Especializado (AEE – 4 a 18 anos)

O AEE é organizado em etapas para apoiar o desenvolvimento dos estudantes surdos oralizados, englobando Educação Infantil, Ensino Fundamental anos inicias e finais e Ensino Médio, no contraturno da escola regular.

Metodologias aplicadas

Utilizamos o Método Fonovisuoarticulatório adaptado para os estudantes surdos oralizados, que integra estratégias fônicas, visuais e articulatórias para favorecer a aquisição da linguagem escrita, alfabetização e letramento.

Atividades

As atividades desenvolvidas no AEE visam apoiar a apropriação da linguagem escrita, promovendo o letramento e a alfabetização em consonância com os conteúdos trabalhados na sala de aula regular e assegurar o acesso ao currículo escolar, com a adaptação de materiais e estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem do estudante. O processo é conduzido em parceria com as escolas regulares e participação da família.

Recursos

Professores especializados;
Materiais pedagógicos adaptados;
Parcerias com profissionais das escolas da rede pública e particular de ensino.

Resultados Esperados

- Desenvolvimento e aperfeiçoamento da linguagem oral, favorecendo a comunicação efetiva com professores, colegas e demais membros da comunidade escolar.
- Avanços na leitura e escrita, com maior apropriação do sistema linguístico e capacidade de compreensão textual.
- Maior autonomia na aprendizagem, por meio do uso funcional das tecnologias assistivas e estratégias pedagógicas adaptadas.
- Participação ativa nas atividades da sala de aula comum, com redução das barreiras comunicacionais e melhora no desempenho acadêmico.

Conheça

Nossas atividades complementares

As atividades complementares visam ampliar as experiências educativas dos usuários, oferecendo oportunidades de expressão, socialização, coordenação motora, percepção sensorial e autonomia pessoal. Todas são desenvolvidas por profissionais especializados e ocorrem em ambientes adaptados e acolhedores.

Musicalização

Semanal, duração de 50 minutos. Estimula escuta ativa, ritmo, concentração e criatividade. Favorece o repertório sonoro, linguagem oral e socialização.

Hidroestimulação

Semanal, 50 minutos, em grupos reduzidos. Proporciona fortalecimento muscular, estimulação sensorial e socialização através de atividades lúdicas em ambiente aquático.

Dança e Teatro

Semanal, 50 minutos, em formato alternado. Promove expressão corporal, comunicação, coordenação motora e interação social.