Programa de Educação Precoce e Reabilitação Auditiva
Cuidar, estimular e incluir desde o início
O programa tem como objetivo principal desenvolver a comunicação oral em crianças com deficiência auditiva, iniciando a estimulação auditiva ainda na primeiríssima infância. Por meio da audição residual e do uso de dispositivos auditivos como aparelho auditivo, implante coclear, prótese osteoancorada e tecnologias assistivas. São enfatizadas a estimulação das habilidades auditivas, de linguagem, fala e cognição.
O referencial teórico é baseado no Método Aurioral, na qual prioriza a via sensorial auditiva como porta de entrada para aquisição das habilidades de audição, fala e linguagem. A reabilitação auditiva no Método Aurioral é centrada na família e busca tornar os pais como agentes ativos no desenvolvimento da sua criança. O diagnóstico, a intervenção precoce, o uso adequado da tecnologia auditiva e o acompanhamento especializado garantem melhores resultados no processo de reabilitação da criança com deficiência auditiva.
Diagnóstico Precoce: Por que é tão importante?
Identificar a perda auditiva até os 3 meses de idade é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável da linguagem, da comunicação e da cognição.

Até os 3 meses
Aos três meses o ideal é que já tenha concluido o diagnóstico.

Aos 6 meses
O ideal da intervenção auditiva é comecar ainda antes dos 6 meses.

Teste da Orelhinha (EOA)
Realizado nos primeiros dias de vida, é simples, indolor e essencial para detectar precocemente alterações auditivas.
Como entrar na Reabilitação Auditiva pelo CEAL-LP?
Se seu filho(a) precisa de reabilitação auditiva especializada, o CEAL-LP oferece atendimento completo pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Veja abaixo como iniciar esse processo passo a passo.
1. Procure um Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS
Procure um Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS mais próximo da sua residência, leve consigo cópia dos documentos pessoais, incluindo exames audiológicos e laudo e/ou relatório médico atestando a deficiência auditiva.
2. Encaminhamento via Sistema Único de Assistência Social – SUAS
O Especialista do CREAS fará os encaminhamentos que forem necessários.
3. Documentação necessária
Organize a documentação necessária (RG, CPF, comprovante de residência, cartão de vacinas e Laudo) e entre em contato com o CEAL – Nossa equipe fará o agendamento do atendimento para avaliação multidisciplinar
4. Avaliação
A equipe do Serviço Social avalia os critérios de elegibilidade e analisa a documentação necessária para o ingresso nos programas de atendimento do CEAL/LP voltados à reabilitação. O CEAL/LP está entre as Instituições de Assistência social credenciadas pelo SUAS.
Venha nos conhecer!
Aprender a ouvir e falar é o que almejamos na reabilitação auditiva do CEAL/LP.
