Programa de Reabilitação Intelectual e TEA

Transformando Vidas com Ciência e Cuidado​

O CEAL-LP oferece ações na área de reabilitação das crianças com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco interdisciplinar e centrado nas potencialidades de cada usuário.

O trabalho se baseia em práticas baseadas em evidências; com intervenções, estratégias e abordagens comprovadas cientificamente como eficazes, garantindo o desenvolvimento da cognição, comunicação, interação social, e autonomia.

Atendimento Especializado para Crianças com Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O objetivo desse setor é promover o desenvolvimento cognitivo, comunicativo e social de crianças de 0 até 12 anos com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de práticas baseadas em evidências científicas. Veja como funciona o atendimento:

Acolhimento Inicial

Avaliação inicial realizada pelo Serviço Social e pela equipe médica e multiprofissional especializada.

Atendimentos Especializados

Acompanhamentos individuais ou em grupo, conforme a necessidade da criança.

Vivências e Grupos de Pais

Treinamento sobre comportamento, comunicação, rotina e atividades diárias com as famílias.

Atividades Complementares

Atividades complementares: dança, teatro, hidroestimulação e música

Reabilitação Intelectual Infantil

No setor de reabilitação intelectual infantil, o cuidado começa com um olhar atento ao desenvolvimento infantil. A equipe realiza avaliações detalhadas, constrói planos individualizados com as famílias e oferece atendimentos interdisciplinares para crianças com suspeita ou diagnóstico de deficiência intelectual e/ou TEA.

1. Avaliação Diagnóstica Multidisciplinar

A equipe realiza avaliação completa do desenvolvimento da criança, a partir da coleta de dados com familiares/responsáveis, aplicação de testes e protocolos reconhecidos. O objetivo é compreender aspectos funcionais, comportamentais e cognitivos que impactam o dia a dia da criança.

2. Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Usuário (PDU)

Com base nos achados da avaliação e no diálogo com a família, é construído um plano de desenvolvimento do usuário. O PDU define metas claras a curto, médio e longo prazo; com práticas alinhadas às necessidades da criança e integradas aos objetivos familiares.

3. Atendimentos Especializados

Atendimentos nas áreas de: Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Odontopediatria, Fisioterapia, Psiquiatria e Neuropediatria. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo, conforme necessidade do usuário.

4. OFICINAS DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA

Incentivam autonomia, autocuidado e organização da rotina. Atividades adaptadas à faixa etária e perfil de desenvolvimento dos usuários. Inclui atividades como musicalização, dança, teatro, hidroestimulação, e atividades em grupo, que ampliam as oportunidades de aprendizagem, expressão e interação.

5. Acompanhamento Familiar e Apoio Psicossocial

A participação da família é valorizada em todas as etapas. Aqui são oferecidos:
- Grupos de pais com os mais diversos temas de interesse; desde questões acerca do desenvolvimento da criança, linguagem, manejos de comportamentos até temas atuais como uso de tecnologias.
- Atendimento social com orientações sobre benefícios, direitos e articulação com a rede de apoio.

6. Apoio à Inclusão Escolar

Em parceria com escolas regulares, a equipe realiza:
- Reuniões com educadores de forma a possibilitar uma abordagem integrada, individualizada e eficaz para atender as necessidades da criança de forma a promover o desenvolvimento global.
- Acompanhamento para favorecer a permanência, participação e aprendizagem do aluno em ambiente escolar.

7. Monitoramento e Reavaliação​

O PDU é revisado periodicamente pela equipe técnica com base nos avanços da criança e nas novas demandas. Acompanhamento contínuo garante que o plano esteja sempre atualizado e funcional.

8. Formação e Qualificação da Equipe

Para assegurar um atendimento de excelência, são realizadas: - Capacitações contínuas sobre TEA, deficiência intelectual, estratégias de intervenção e práticas baseadas em evidências.

Venha nos conhecer!

Nosso foco é desenvolver a autonomia com afeto, ciência e participação da família.