GDF entrega 1ª Medalha Mérito Social e homenageia 100 iniciativas que transformam vidas no DF

O Governo do Distrito Federal realizou, nesta terça (4/11), a 1ª edição da Medalha Mérito Social GDF, honraria criada para reconhecer iniciativas que promovem inclusão e desenvolvimento social no DF. A cerimônia, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e realizada no Teatro Nacional Cláudio Santoro, homenageou 100 entidades e profissionais que atuam na proteção e fortalecimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os destaques, o padre Giuseppe Rinaldi, diretor do CEAL-Ludovico Pavoni, foi reconhecido por seu trabalho pioneiro na educação e oralização de crianças surdas e, mais recentemente, no atendimento de crianças com deficiência intelectual e autismo. A medalha simboliza o compromisso do GDF com uma sociedade mais justa e inclusiva e valoriza ações que transformam vidas e fortalecem políticas públicas sociais no Distrito Federal.

Cerimônia destacou ações de impacto social e emocionou o público com a trajetória do Padre José, referência nacional na educação inclusiva

Nesta terça-feira (4/11), o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou a 1ª edição da Medalha Mérito Social GDF, instituída pelo Decreto nº 45.073/2023, no Teatro Nacional Cláudio Santoro – Sala Martins Pena.

A solenidade reuniu autoridades, representantes de instituições e lideranças comunitárias para reconhecer 100 entidades e profissionais que se destacam por seu compromisso com o desenvolvimento social e por ações que transformam a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal.

Entre os homenageados, recebeu destaque o Padre Giuseppe Rinaldi, conhecido carinhosamente como Padre José, atual diretor do Centro Educacional da Audição e Linguagem – Ludovico Pavoni (CEAL-LP), instituição referência no atendimento a crianças com deficiência auditiva, intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nascido em Brescia, Itália, em 1945, Padre José teve sua infância marcada pelo convívio com familiares surdos, o que despertou sua vocação e amor pela educação inclusiva. Ordenado em 1972, especializou-se na Educação de Crianças Surdas no Instituto Nacional para Surdos Gerolamo Cardano, em Milão. Após anos de atuação na Itália, chegou ao Brasil em 1980, onde passou a dirigir o CEAL-LP em Brasília.

Sob sua liderança, o CEAL se consolidou como uma das principais instituições do país dedicadas à educação, oralização e inclusão de crianças surdas, expandindo seu atendimento, a partir de 2014, para também acolher crianças com deficiência intelectual e autismo. O trabalho do Padre José é reconhecido por sua sensibilidade, compromisso humano e impacto social duradouro na vida de milhares de famílias do Distrito Federal e entorno.

comissão responsável pela seleção dos homenageados foi composta pela Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra (presidente), pela Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Marinho (vice-presidente) e pelo Secretário Executivo da pasta, Jean Marcel Rates (secretário do conselho).

Medalha Mérito Social GDF simboliza o reconhecimento público de pessoas e organizações que se dedicam à construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.

O compromisso com o desenvolvimento social se constrói junto de quem dedica sua vida à proteção e ao cuidado com o próximo. Esta honraria celebra pessoas e instituições que fazem a diferença no Distrito Federal, reforçando o valor da empatia, do serviço e da transformação social.